Certificação de Água mineral natural e água natural envasadas

O Brasil se mantém em situação privilegiada no cenário global, devido à sua elevada disponibilidade hídrica subterrânea. Além disso pesquisas indicam aumento crescente do consumo de água mineral natural e água natural envasadas no mercado nacional, principalmente as volumosas demandas por águas minerais naturais e águas naturais envasadas, nos eventos esportivos e festas populares realizadas no país, esses motivos, ressaltam a importância de que essas águas comercializadas no país apresentem requisitos mínimos de segurança alimentar.

A Certificação de conformidade de um produto é um diferencial de excelência na qualidade, tanto do produto como do sistema de produção, a empresa produtora de Água mineral natural e água natural envasadas, deve se ater a esse padrão de qualidade com o intuito de demonstrar para seus consumidores a preocupação com a sua saúde, devido à estes serem produtos para consumo alimentício humano.

O esquema de certificação voluntária da Água mineral natural e água natural envasadas do INMETRO é determinado pela Portaria n.º 307, de 01 de julho de 2014, e regido pelo seu Anexo:  Requisitos de Avaliação da Conformidade para Água Mineral Natural e Água Natural Envasadas, disponível aqui, nele serão encontradas todas as regras necessárias para procedimentos de avaliação e concessão, manutenção, extensão ou redução de escopo, suspensão, cancelamento ou recusa de certificação.

Além desses documentos existem os documentos internos Câmara que foram desenvolvidos de forma a descrever detalhadamente a forma como a atividade de Avaliação da Conformidade ocorre dentro dos processos da empresa e foram criados baseando-se na documentação INMETRO. Para ter acesso à documentação favor solicitar clicando aqui.