CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO

 

O que é?

A avaliação da conformidade de um produto ou processo de fabricação, efetuada conforme um esquema de certificação determinado por um órgão competente, em relação aos requisitos de certificação estipulados em um determinado documento normativo referente ao item a ser certificado.

Essa certificação pode ser Voluntária ou Compulsória, determinado conforme o Regulamento Técnico ou Programa de Avaliação da Conformidade de Produtos, Serviços, Processos ou Pessoas específico para cada produto.

Tem por objetivo não só manter a qualidade nos meios de produção dos produtos certificados, por meio da intensificação de ensaios e verificações, assim como ressaltar e assegurar para o cliente a qualidade do seu produto.

A Câmara é o Organismo de Certificação de Produtos: OCP – 0141 acreditada junto ao CGCRE – Inmetro, desde o último dia 06/06/2018 para a certificação de Água Mineral Natural e Água Natural Envasadas.

Esquemas para a Certificação de Produto

Esses esquemas de Certificação estabelecem a metodologia para a certificação, auditoria, ensaios e as regras para o credenciamento de entidades certificadoras junto ao INMETRO. As entidades credenciadas ou Organismos de Certificação serão responsáveis por avaliar a conformidade e conceder ou não a Certificação do produto ou meio de produção em questão e informar ao CGCRE.

Esquema de Certificação de Produto compreende a ABNT NBR ISO/IEC 17065:2013 além de um conjunto de Portarias emitidas pelo INMETRO para regulamentar a atividade de certificação, o principal deles é o documento de Requisitos Gerais de Certificação de Produtos (RGCP), que pode ser encontrado aqui.

OCP_0141_Selo_CGCRE_IAF